CentroTV

Marcha lenta de protesto no troço do IC2/EN1 de Pombal

Decorreu hoje no IC2/EN1, nos 25 quilómetros do troço do IC2/EN1 que atravessa o Município de Pombal, uma marcha lenta de protesto por causa da elevada sinistralidade.

Nos últimos dez anos morreram 45 pessoas neste troço.

“O projeto que a Infraestruturas de Portugal (IP) apresentou para a requalificação do IC2/EN1 exclui manifestamente o concelho de Pombal de uma solução que vise a segurança e o bem estar das populações e dos automobilistas, o que por si só deve ser motivo suficiente de grande indignação de todos os pombalenses”, adianta a Câmara de Pombal em comunicado.

Este projeto de requalificação do IC2/EN1, desenhado para o distrito de Leiria, “não contempla nenhuma intervenção de segurança rodoviária para os 25 km do troço do concelho de Pombal”.

Acrescentando que “em contraponto, no concelho de Leiria prevê a construção de 5 rotundas em 9 km, denotando critérios imperceptíveis, que vêm agravar a discriminação a que o concelho de Pombal tem sido votado nos últimos anos”.

Apesar dos “sucessivos e veementes alertas de todos os autarcas” do concelho de Pombal para a “necessidade da projeção de cruzamentos desnivelados, rotundas, semáforos, passagens pedonais e separadores centrais para estes 25 km que atravessam Pombal, baseados em dados concretos que mostram a existência de pontos negros nesta estrada, não percebemos a indiferença a que a Infraestruturas de Portugal nos votou”.