CentroTV

Mau tempo regressa. Há nove distritos com aviso laranja

Nove distritos de Portugal Continental vão estar já a partir da próxima madrugada sob aviso laranja devido à previsão de chuva, por vezes forte e acompanhada de trovada, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA revela que os distritos de Aveiro, Viseu, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Braga vão estar sob aviso laranja, o segundo mais grave, entre as 06h00 e as 12h00 de segunda-feira devido à “precipitação persistente, por vezes forte e ocasionalmente acompanhada de trovoada”.

Os avisos descem para amarelo nestes mesmos distritos, na maioria dos quais até às 18h00 de terça-feira.

Em relação aos outros 18 distritos de Portugal Continental vão estar sob aviso amarelo não só pela precipitação prevista, mas também pelo vento – Bragança, Porto, Guarda, Faro, Vila Real, Viana do Castelo, Beja, Castelo Branco, Coimbra e Braga, entre as 06h00 e as 15h00 de segunda-feira.

“A situação meteorológica vai agravar-se a partir da madrugada de hoje e tendencialmente também no dia 12, 13 até 14”, adiantou hoje em conferência de imprensa, o comandante da Autoridade Nacional de Proteção Civil, André Fernandes, acrescentando que “é expectável que entre os dias 11 e 14 a região Norte tenha um acumular de precipitação de até 220 mm”.