CentroTV

Médicos discutem as condições de trabalho e o SNS

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos acolhe, no próximo dia 14 de maio, pelas 21h00, em Coimbra, o debate “As condições de trabalho dos Médicos e SNS”.

O debate conta com as intervenções da Historiadora do Trabalho e Coordenadora do estudo sobre Evolução do Serviço Nacional de Saúde, Raquel Varela, do Cirurgião Pediatra e Presidente da Associação de Médicos pelo Direito à Saúde, Jaime Mendes, do Bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, e do Presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes.

De acordo com a investigação sobre a evolução do Serviço Nacional de Saúde (SNS), “o número de profissionais médicos a exercer no SNS teve uma evolução miserável se considerarmos o potencial em número de médicos formados desde a década de 70, sobretudo desde a criação do SNS”.

Explica sucintamente Raquel Varela: “No nosso estudo sobre o SNS (Conselho Regional Sul Ordem dos Médicos, 2016) o papel dos médicos foi relevado, pela importância fundamental que tiveram na construção do SNS, porque compreenderam a indissociabilidade entre as carreiras médicas, o SNS e a prestação universal de cuidados de saúde”.

Estas e outras conclusões serão o mote deste debate a ter lugar na Sala Miguel Torga da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (Avenida Afonso Henriques, 39, Coimbra).