CentroTV

Médicos do Centro exigem transparência nos critérios de distribuição das vagas para assistente graduado sénior

Carlos Cortes, presidente da SRCOM

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos reclama a publicação dos critérios utilizados pelo Ministério da Saúde na distribuição das vagas para o concurso de assistente graduado sénior (a categoria de topo na carreira médica do Serviço Nacional de Saúde), repudiando, desde já, a escassez de vagas para a região.

De acordo com o Despacho nº 9253/2019 de 14/10/2019, das 200 vagas a concurso apenas 15 estão disponíveis para seis unidades hospitalares da região Centro.

“O processo tem de ser transparente e, nesse sentido, exigimos que o Ministério da Saúde publicite os critérios subjacentes a estas vagas que estão desajustadas face à realidade, uma vez que tinham sido identificadas 110 vagas para esta categoria”, alerta o presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos.

Afirma Carlos Cortes: “Repudiamos esta atitude do Ministério da Saúde que, com esta medida, está a penalizar a região Centro e a criar sérios obstáculos ao alargamento da capacidade formativa. Ao abrir apenas 15 vagas, o Ministério da Saúde não investe nas Carreiras Médicas nem na qualificação dos serviços e demonstra uma evidente falta de investimento no Serviço Nacional de Saúde da região Centro”.

“Não podemos afirmar, num dia, que são necessários médicos para as zonas mais carênciadas do país e, no outro, não dar condições para a estruturação dos serviços”, frisa.

Autorizar este número é, “por um lado, contribuir para o desequilíbrio das equipas médicas e, por outro, promover o esvaziamento do Serviço Nacional de Saúde. É inaceitável este abandono da região Centro por parte do Ministério da Saúde. Exigimos rigor e transparência”, finaliza Carlos Cortes.