CentroTV

Melhores couves e abóboras de Tábua foram premiadas

Pelo quarto ano consecutivo, realizou-se no Mercado Municipal de Tábua o já tradicional Concurso de Couves de Natal, a que se associou também o 2º Concurso de Abóboras de Natal.

“Com 15 couves e 16 aboboras inscritas, o júri, composto por António Oliveira, Carlos Santos e Nuno Duarte, não teve a tarefa facilitada, avaliando ambas as categorias tendo em consideração o peso, a aparência e o diâmetro”, refere a autarquia em comunicado.

Após a análise do júri e feitas as contas finais, foram atribuídos os prémios na presença do presidente da Câmara Municipal, Mário Loureiro, do vice-presidente, Ricardo Cruz, e do presidente da Junta de Freguesia de Tábua, Francisco Pais.

Na categoria das couves de natal, os três primeiros lugares foram atribuídos da seguinte forma: 1º Lugar “Couve nº 8” (António Fernandes Abrantes), 2º Lugar “Couve nº 13” (Nuno Almeida) e 3º Lugar “Couve nº 3” (Nuno Acácio Caseiro).

Na categoria das abóboras de natal, os três primeiros lugares foram atribuídos da seguinte forma: 1º Lugar “Abóbora nº 17” (Lídias e Aurélios), 2º Lugar “Abóbora nº 11” (Abílio Santos) e 3º Lugar “Abóbora nº 12” (Lídias e Aurélios).

Foram atribuídas as seguintes Menções Honrosas: Nuno Caseiro (couve nº 2), Abílio Santos (couve nº 4), Maria Aldina Pereira (couve nº 7), Américo Bernardo (abóboras nº 1 e nº 2) e Lídias e Aurélios (abóbora nº 13).

Os três primeiros lugares de cada categoria, receberam vales brindes no valor de 25 euros, 50 euros e 100 euros, respetivamente, para trocar em produtos de uma cooperativa agrícola do Concelho de Tábua.

O Concurso de Couves e Abóboras de Natal “continua, assim, a desempenhar um importante papel na promoção da couve e abóbora como produtos regionais de importante valor económico, cultural e turístico, visto serem dois ingredientes indispensáveis e predominantes na Ceia de Natal das mesas beirãs”, sublinha a edilidade a concluir.