CentroTV

“Memorizar Coimbra” na Casa Municipal da Cultura de Coimbra

A antiga Torre de Santa Cruz é o tema da segunda edição da mostra fotográfica “Memorizar Coimbra”, que vai estar patente na Biblioteca Municipal de Coimbra de 6 de novembro de 2018 a 12 de janeiro de 2019.

“Memorizar Coimbra” é uma iniciativa anual da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, que pretende divulgar e valorizar o património edificado da cidade, através da exposição de fotografias do acervo municipal, nomeadamente o existente no serviço da Imagoteca da Biblioteca Municipal de Coimbra. Esta mostra é constituída por 13 registos imagéticos (de autoria não identificada) sobre a evolução da Torre de Santa Cruz.

A Torre de Santa Cruz, ou torre dos sinos, remonta ao século XII ou XIII. Construída na encosta de Montarroio, fazia parte da cerca defensiva do Mosteiro de Santa Cruz. Ladeada pelo celeiro (atual esquadra da PSP) e pela enfermaria (Escola Secundária Jaime Cortesão), situava-se onde hoje se encontra a Fonte Nova ou dos Judeus.

Durante anos, a imponente torre foi-se degradando até chegar a um ponto de ruína, que evidenciava o seu desmoronamento para a Rua Olímpio Nicolau Rui Fernandes, uma das artérias mais movimentadas da cidade. Foi demolida a 3 de janeiro de 1935, por questões de segurança, arrastando a queda de parte dos edifícios contíguos do celeiro e da enfermaria.

Com este projeto expositivo, a CM Coimbra pretende, além de divulgar e valorizar a história do património edificado da cidade, transportar para o presente imagens de outros tempos, dando a conhecer aos mais jovens uma Coimbra que faz parte da memória coletiva dos conimbricenses.

Esta segunda edição da mostra “Memorizar Coimbra” (a primeira ocorreu em 2017) tem acesso livre e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 19h30, e ao sábado, das 11h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00.