CentroTV

Menos 265 vagas para entrar no ensino superior

Na primeira fase do concurso nacional de acesso, que arranca segunda-feira, estão disponíveis 50.555 vagas nas universidades e politécnicos do país. São menos 265 do que no ano passado.

O número de vagas no ensino superior volta a descer pelo quarto ano consecutivo, segundo dados avançados pela Direcção-Geral do Ensino Superior. Na primeira fase do concurso nacional de acesso, que arranca segunda-feira, estão disponíveis 50.555 vagas nas universidades e politécnicos do país. Contas feitas, menos 265 do que no ano passado. As vagas estão a cair desde 2011.

Nos últimos 15 anos, o recorde foi registado em 2011, com 53.500 lugares abertos. Passados cinco anos, há quase menos três mil vagas.

A grande maioria fechou no ensino politécnico que se viu obrigado a reduzir a oferta, fruto também da diminuição da procura de alguns cursos.

Este ano a quebra é, precisamente, mais sentida nos politécnicos, que diminuíram a oferta em 140 lugares.

Já as universidades oferecem menos 125 vagas. Por áreas de formação, a Engenharia e Técnicas Afins, que não inclui Engenharia Civil, representa a maior fatia do bolo, com 9.037 lugares a concurso. Seguem-se as Ciências Empresariais (7.686) e a Saúde (6.656).

Por instituições, a Universidade de Lisboa é a que tem mais vagas (7.651), seguida pela Universidade do Porto (4.160) e de Coimbra (3.189). Para apresentar candidatura ou obter informações sobre cursos e vagas, os interessados devem consultar o site da Direcção-Geral do Ensino Superior.

No portal Infocursos existe informação estatística dos cursos de licenciatura e mestrado integrado, como a taxa de desemprego registada por cada curso no Instituto do Emprego e da Formação Profissional (IEFP).

Fonte: RR