CentroTV

Mercado de Coimbra terá praça de restauração e um espaço para eventos

O executivo da Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai analisar e votar, na sua reunião de segunda-feira, o anteprojeto de Refuncionalização do Mercado Municipal D. Pedro V.

A autarquia pretende “modernizar e dinamizar este espaço e a atividade económica, implementando novas dinâmicas de funcionamento, através da criação de uma Praça de Restauração e de um Largo da Feira, onde será possível promover eventos de animação do mercado”, revela em nota de imprensa enviada à CentroTV.

 A CM Coimbra vai modernizar o Mercado Municipal D. Pedro V e adaptá-lo a novas dinâmicas de funcionamento, nomeadamente, através da instalação de postos fornecedores de refeições e de uma zona central comum com mesas, para além de obras de manutenção do edifício.

A aposta da autarquia passa pela criação de uma Praça de Restauração na área central do 1º piso, onde vão nascer, também, outros espaços. Um para ponto de encontro, outro vocacionada para pequenas feiras temáticas e eventos de animação, e um terceiro dirigido aos produtores agrícolas.

A proposta que vai ser analisada na próxima reunião de segunda-feira passa, ainda, pela inclusão de uma cortina de vidro para isolar a galeria do 1º piso do mercado do peixe (instalado no rés-do-chão), permitindo que esta área, atualmente desaproveitada, possa ter novas utilizações. Nessa zona está ainda prevista a criação de um espaço de restauração individualizado, com entrada também a partir do estacionamento superior (o que lhe permitirá funcionar mesmo com o mercado fechado), apoiado com sanitários e cozinha de confeção, com entrada própria para cargas e descargas.

No que diz respeito às obras de manutenção, está prevista a revisão geral da cobertura e das caleiras, a substituição das chapas das zonas de iluminação por chapas de policarbonato com melhor eficiência energética, reparação de pavimentos degradados, pinturas interiores e exteriores de paredes e tetos, revisão e reparação de portas e pequenas reparações diversas.

A intervenção inclui, ainda, a substituição de lâmpadas por outras com melhor eficiência energética, e do sistema de aquecimento existente, por um novo sistema que garantirá melhor conforto térmico e eficiência energética.