CentroTV

Mercado de Natal abre portas amanhã, em Viseu

O Mercado de Natal, em Viseu, abre as suas portas, amanhã, pelas 18h00, trazendo consigo uma oferta recheada de produtos e artigos da época, que farão as delícias de miúdos e graúdos, refere a autarquia.

“São 15 as tradicionais casinhas de madeira, este ano instaladas na Praça da República, no Rossio, e 9 as lojas devolutas da Rua Direita, que serão invadidas por operadores, produtores e comerciantes, reforçando assim a oferta da época natalícia, junto do comércio local e tradicional”, adianta hoje em nota o Município de Viseu.

“Da doçaria tradicional à chocolataria, dos queijos e enchidos ao vinho do Dão, dos frutos secos às flores, dos produtos naturais à decoração, sem esquecer o artesanato e outros produtos tradicionais, são vários os “cabazes” para conhecer neste Mercado, disperso pelo Centro Histórico”, realça.

Neste arranque do VISEU NATAL, ao nível da programação cultural, “há também propostas a não perder. Amanhã, dia 3, o grupo Moustache Brass Band andará pelas ruas da cidade, a partir das 18 horas e das 20H30, a animar o passeio e as compras de viseenses e visitantes. Já no sábado, dia 4, é a vez da Xaral’s Dixie Band que, pelas 10H30 e as 15 horas, presenteará a comunidade com novos sons e ritmos, surpreendendo ao virar de cada esquina”.

A Companhia Erva Daninha será responsável por uma animação de rua, vocacionada para as artes circenses, com espetáculos de curta duração, a decorrer pelo Rossio e Rua Formosa, nas manhãs e tardes de sábado e domingo, dias 4 e 5. “O Carteiro” acontece dia 4, pelas 11 e 15 horas e “Recantos sob rodas”, pelas 12 e 16 horas, no mesmo dia. Já no domingo, os mesmos espetáculos repetem-se pelas 11 horas e 14H30, e pelas 12 e 15 horas, respetivamente. Pelas 15H30, há ainda lugar a um novo espetáculo, “Talvez”, pelas 15H30.

Para aqueles que querem pôr mãos à obra e complementar as suas decorações de Natal, a Ânimus dinamiza dois workshops criativos, para criação de coroas da época, no sábado, dia 4. Estas decorrem na loja nº71 da Rua Direita, já junto ao Largo Mouzinho de Albuquerque, e são sujeitas a inscrição prévia para o email turismo@cmviseu.pt (lotação máxima de 7 pessoas por sessão).

Nos Museus e Biblioteca Municipais, também “não faltam propostas a pensar em toda a família, em tardes e manhãs que incentivem a criatividade e o imaginário”.

Há cabaças natalícias para fazer, no Museu do Linho de Várzea de Calde; caixas de memórias, no Museu Almeida Moreira; desenhos a carvão e origami de Natal, no Museu Keil Amaral; decorações artesanais de Natal, na Casa da Ribeira; bordados sobre fotografia, no Museu de História da Cidade, com Ana Seia de Matos; e curtas-metragens de animação, na Quinta da Cruz – Centro de Arte Contemporânea, com o Cineclube. Todas as atividades são sujeitas a inscrição prévia, junto de cada espaço museológico.

Também no domingo, duas novas exposições abrem ao público. Na Quinta da Cruz – Centro de Arte Contemporânea, inaugura, pelas 15 horas, “Species Plantarum: expedição Quinta da Cruz”, de Alexandre Sampaio e Ricardo Raminhos, dedicada à botânica e à fotografia. Pelas 17 horas, é o Museu Almeida Moreira que desvenda uma exposição especial de Natal, intitulada “A cor do Presépio”, que reúne um conjunto diversificado de representações deste símbolo maior do Natal.

No sábado, dia 4, a Estação das Letras leva até à Sala Polivalente da Biblioteca Municipal o teatro infantil “O Contador”, numa edição especial de Natal. Uma atividade também sujeita a inscrição e limitada à participação de 40 crianças, acompanhadas por um adulto.

Recorde-se que os Museus e a Biblioteca Municipais são espaços com o selo “Clean & Safe”, encontrando-se preparados para receber público e visitantes com todas as normas de higiene e segurança definidas pela Direção-Geral de Saúde.

Face à evolução desfavorável da pandemia COVID-19 em Viseu, o Município de Viseu mantém-se atento e próximo, procurando agir com cautela e prevenção, priorizando a segurança e a saúde pública de toda a comunidade. Por este motivo, as iniciativas e atividades no âmbito da programação do VISEU NATAL poderão sofrer ajustes ou, quando assim for necessário, cancelamentos.

Neste sentido, e por envolver um número considerável de participantes, numa altura em que, a cada semana, o número de casos de COVID-19 tende a aumentar, o Município de Viseu optou pelo cancelamento do VISEU XMAS RUN, que teria lugar no próximo dia 19 de dezembro. O valor das inscrições realizadas até à data irá ser devolvido a cada um dos inscritos, oportunamente.