A União das Freguesias de Coimbra confirma que o Mercado de Natal foi cancelado. Em comunicado enviado à CentroTV a Junta de Freguesia refere que devido ao evento que vai estar no Parque Verde, promovido pela Câmara Municipal, não querem competir.
“Em 2023, a Câmara Municipal de Coimbra decidiu, no exercício do seu direito, promover diversas atividades natalícias em simultâneo”. “Contudo, nesta fase preparatória, tornou-se claro que algumas destas iniciativas competem entre si”, refere a União de Freguesias em comunicado. “A UFC não se encontra disponível para participar em competições, não foi esse o espírito que nos levou a realizar o Mercado de Natal de Coimbra”, salienta.
“Em 2022, após uma passagem pelo Vale das Flores, o Mercado de Natal de Coimbra foi transferido para a Praça do Comércio, atendendo ao pedido da Câmara Municipal de Coimbra”. “Este movimento teve como objetivo revitalizar a baixa da cidade e inscreveu-se num programa mais amplo de celebração do Natal”.
“Este pedido foi prontamente acolhido pela UFC, fundamentando-se em duas razões primordiais”. “Em primeiro lugar, a baixa da cidade carece de revitalização, e tal início de concretização é já felizmente visível”. “Em segundo lugar, a cooperação de múltiplas entidades, alinhadas num mesmo propósito, apresenta-se como uma mais-valia para fazer mais, melhor e com menos encargos”.
Segundo a Freguesia, “o êxito alcançado pelo Mercado de Natal de 2022, sediado na Praça do Comércio, as condições estavam reunidas para um crescimento sustentado e qualitativo deste evento”. “Para atingir este desiderato, torna-se imperativo que Coimbra continue a investir em grandes eventos em detrimento da concorrência de múltiplas ofertas simultâneas”, salienta.
No comunicado a UFC acrescenta que, “nas atuais circunstâncias e desconhecendo qualquer programação de Natal para a Baixa que não passe pelo acender de luzes, sabendo da aposta no Parque Verde como grande polo atrativo de Natal, onde a CMC irá realizar, com uma entidade privada, um Mercadinho de Natal, tendo para esse efeito, sido convidados vários participantes do Mercado de Natal de 2022, não nos resta mais nenhuma opção que não seja o cancelamento do Mercado de Natal de Coimbra na Praça do Comércio”.
“A UFC tem a intenção de retomar a organização do Mercado de Natal de 2024, numa colaboração conjunta com a Câmara Municipal de Coimbra, desde que se reconheça a relevância deste evento e se evitem sobreposições e a criação de uma multiplicidade de eventos que não acrescentam valor a uma cidade que aspira a uma visão mais abrangente e à minimização de divisões locais”, afirma a autarquia.
“A UFC deseja o maior êxito na organização do Mercado de Natal de Coimbra no Parque Verde e estará presente na inauguração, no dia 17 de Novembro , para celebrar este evento”, conclui.