A Metro Mondego e a Infraestruturas de Portugal [IP] informam que a operação experimental do Sistema de Mobilidade do Mondego [SMM] entre Serpins (Lousã) e a Portagem (Coimbra) irá começar em janeiro de 2025, informa hoje em nota a empresa.
As obras a cargo da IP no troço Serpins – Alto de São João “registam 97% de execução. A empreitada do troço urbano Alto de São João – Portagem deverá estar concluída no início de 2025”.
Nessa data, “para além da conclusão da infraestrutura, estará igualmente operacional o parque de material e oficinas e disponíveis os veículos”, frisa.
“Ainda não é possível indicar a data de início da operação comercial do sistema, com passageiros, dada a existência de um contencioso no Tribunal Administrativo e Fiscal que impede o início da empreitada de fornecimento e instalação das guardas de segurança no troço Serpins – Alto de São João”, refere ainda a Metro Mondego.
Acrescentando que “estes dispositivos de segurança são uma peça fundamental para a operação regular do SMM, sem os quais o sistema não poderá ser certificado, a bem da segurança do sistema e dos seus passageiros”.
A conceção e construção dos sistemas técnicos (telemática, posto de comando central e manutenção) “encontra-se igualmente em execução. Esta componente é igualmente necessária para a certificação do SMM”.
A Metro Mondego já “iniciou o processo de recrutamento de motoristas e reguladores de tráfego por forma a estar em condições de operar o sistema. Encontram-se igualmente em preparação diversos procedimentos de contratação pública indispensáveis à operação (fornecimento de energia, manutenção e conservação das infraestruturas e limpeza dos veículos)”.
A Metro Mondego e a Infraestruturas de Portugal encontram-se a “trabalhar para colocar o Sistema de Mobilidade do Mondego ao serviço dos cidadãos tão breve quanto possível”, diz a concluir.