CentroTV

Metro Mondego lamenta morte de trabalhador nas obras de construção

A Metro Mondego manifesta “publicamente a sua solidariedade e sentido de pesar pelo falecimento de um trabalhador ao serviço das obras do Sistema de Mobilidade do Mondego”, ocorrido hoje,

A empresa endereça as “mais sinceras condolências à família, colegas de trabalho e amigos”.

A vítima mortal, um trabalhador cabo-verdiano, de 40 anos, foi atropelado, hoje, pelas 12h00, por uma máquina durante os trabalhos na zona de Vale do Açor, no concelho de Miranda do Corvo.

Posteriomente num outro comunicado, a Metro Mondego diz que “lançou hoje um novo concurso de fornecimento de autocarros elétricos, postos de carregamento de baterias e respetivos serviços de manutenção para o Sistema de Mobilidade do Mondego”.

A frota será constituída por 35 autocarros elétricos articulados com 18 metros de comprimento, com a opção de aquisição de cinco autocarros adicionais.

“A abertura deste concurso corresponde a um investimento de 39 249 000€+IVA para o fornecimento dos 40 autocarros elétricos e sistema de carregamento de baterias (incluindo a ligação à rede elétrica), e um investimento de 18 818 000€+IVA para os serviços de manutenção dos veículos e do sistema de carregamento, durante 15 anos”, refere ainda a empresa.

Este concurso surge na “sequência da extinção do procedimento anterior com o mesmo objeto, lançado em 2021, devido à exclusão de todas as propostas, que continham problemas formais ou materiais de cumprimento do código de contratação pública ou do caderno de encargos”.

O novo procedimento “dará oportunidade a que todos os concorrentes apresentem as suas melhores propostas, evitando os problemas do anterior procedimento. O novo concurso prevê a entrega do 1º veículo em dezembro de 2023 e a entrada em serviço do SMM em março de 2024”, conclui.