O Sistema de Mobilidade do Mondego (SMM) inicia operação em dezembro, marcando o arranque da Fase A, que ligará Serpins (Lousã), com passagem por Miranda do Corvo, até à Portagem, em Coimbra.
Durante este período inicial, o serviço será gratuito, numa iniciativa que pretende incentivar a população a conhecer e experimentar o novo modelo de transporte público, adianta em nota a empresa.
Até que o Metrobus entre efetivamente em funcionamento, mantêm-se ativos os Serviços Alternativos ao Ramal da Lousã, também eles sem cobrança de títulos de transporte. Desta forma, os utilizadores que possuem passe dos Serviços Alternativos não necessitarão de proceder ao carregamento referente ao mês de dezembro.
A Metro Mondego vai assegurar transporte gratuito durante todo o mês: numa primeira fase através dos Serviços Alternativos e, posteriormente, já com a entrada em operação do Metrobus. Assim que o Metrobus estiver ativo, os Serviços Alternativos serão descontinuados.
Segundo a empresa, o principal objetivo deste processo é “servir mais e melhor a população”, promovendo uma transição suave para o novo sistema de mobilidade na região.