CentroTV

Militares da GNR resgataram 22 migrantes no mar Egeu

Militares da Unidade de Controlo Costeiro (UCC), que se encontram destacados na missão da Agência Europeia de Gestão da Cooperação Operacional nas Fronteiras Externas dos Estados-Membros da União Europeia (FRONTEX) na ilha de Samos – Grécia, resgataram ontem, 22 migrantes, dos quais seis crianças, cinco mulheres e onze homens, dois de nacionalidade afegã e os restantes de nacionalidade síria, no mar Egeu.

O resgate ocorreu durante uma ação de patrulhamento marítimo, na qual os militares detetaram uma embarcação frágil com migrantes a bordo a efetuar a travessia com o objetivo de alcançar território europeu.

Os migrantes foram reencaminhados para o porto de Pythagoreio a fim de receberem cuidados médicos. De entre os migrantes encontrava-se uma mulher grávida e ainda um bebé com cerca de 1 ano.

Foi identificado o homem responsável pela travessia tendo sido detido pelas autoridades gregas.

O principal objetivo desta operação da FRONTEX é prevenir, detetar e fazer cessar ilícitos relacionados com a imigração ilegal, o tráfico de seres humanos e o tráfico de droga, contribuindo para a salvaguarda de vidas humanas no mar.