CentroTV

Militares da GNR resgataram 49 refugiados no Mediterrâneo

Militares da Unidade Controlo Costeiro (UCC), que se encontram destacados na missão da Agência Europeia de Gestão da Cooperação Operacional nas Fronteiras Externas dos Estados-Membros da União Europeia (FRONTEX) na Grécia (Poseidon Rapid Intervention), resgataram, durante o passado fim de semana, em Chios – Grécia, uma embarcação de borracha com cerca de seis metros, com 49 pessoas a bordo, entre elas nove crianças e cinco mulheres.

O resgate ocorreu durante uma ação de patrulhamento marítimo que estava a ser realizada pela embarcação da UCC, na qual os militares observaram a embarcação com migrantes na fonteira com a Turquia, acabando a mesma por ser intercetada a cerca de duas milhas da costa grega.

Após a interceção, os militares acompanharam e entregaram os migrantes a uma embarcação romena que os transportou até ao porto de Chios.

As pessoas intercetadas não apresentavam ferimentos tendo sido entregues às autoridades locais em segurança.

A GNR participa, desde o dia 1 de abril, na missão da FRONTEX nas ilhas gregas de Chios e Kos com 32 militares.

O principal objetivo desta operação é prevenir, detetar e fazer cessar ilícitos relacionados com a imigração ilegal, o tráfico de seres humanos e o tráfico de droga, contribuindo para a salvaguarda de vidas humanas no mar. Desde o início da operação, a GNR percorreu 1 845 milhas náuticas e detetou 311 migrantes.