CentroTV

“Miminhos de Natal” entregues a diversas unidades hospitalares da região Centro

O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) procedeu à distribuição de presentes de Natal em diversas unidades de saúde da Região Centro.

“A iniciativa destina-se aos doentes oncológicos internados ou a realizar tratamento nas unidades hospitalares. A Liga procederá à entrega de 861 presentes, nomeadamente máscaras comunitárias da LPCC, e ainda mantas para os doentes em cuidados paliativas. Em virtude da pandemia, este ano, serão os próprios profissionais dos Hospitais e não os voluntários da LPCC a proceder à distribuição dos presentes da Liga”, revela a Liga em comunicado.  

De acordo com o plano de distribuição e entrega de presentes de Natal a doentes oncológicos internados ou a realizar tratamento nas unidades hospitalares da região Centro, os Hospitais envolvidos são: Hospital Arcebispo João Crisóstomo – Cantanhede; Centro Hospitalar Tondela – Viseu, EPE (Viseu e Tondela); Unidade Local de Saúde de Castelo Branco, EPE (Hospital Amato Lusitano); Centro Hospitalar Cova da Beira, EPE (Covilhã e Fundão); Centro Hospitalar do Baixo Vouga, EPE (Aveiro e Estarreja); Centro Hospitalar de Leiria Pombal; Unidade Local de Saúde da Guarda; Instituto Português de Oncologia de Coimbra e Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, EPE. No CHUC, os presentes serão entregues a 22 dezembro. Já no IPO de Coimbra, serão entregues a 23 de dezembro.

A LPCC participou também na festa de natal do IPO que decorreu online, a 23 de dezembro, o “IPO Alive ABRAÇ’AR”, com uma atuação do Coro ao Centro e oferta de broinhas de Natal (oferta das Pastelarias Vasco da Gama) e outros bens alimentares.

A 24 de dezembro, na habitual ceia de natal, foi oferecido bolo rei a todos os doentes que passam esta noite longe das suas famílias, hospitalizados no IPO, numa parceria entre a LPCC e a Escola de Hotelaria de Coimbra. 

Desde 2011 que a LPCC.NRC promove esta iniciativa com a qual pretende, no âmbito do papel da Liga Portuguesa Contra o Cancro na humanização em oncologia, proporcionar conforto e bem-estar aos doentes durante a sua permanência nas instituições hospitalares.