CentroTV

Ministro da Cultura vai assinar protocolo para segunda fase de musealização da casa de Aristides Sousa Mendes

Casa do Passal em Cabanas de Viriato

O Ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, desloca-se na próxima sexta-feira, dia 24 de março, ao concelho de Carregal do Sal.

Luís Filipe Castro Mendes vai “formalizar o Protocolo de Cooperação e a Declaração de Intenções referentes à 2.ª fase de Requalificação e Musealização da Casa do Passal”, refere a autarquia em comunicado.

O Ministro é esperado às 10H30, nos Paços do Concelho, seguindo-se a sessão solene, às 11H00, na Casa do Passal, em Cabanas de Viriato, onde serão assinados os documentos que definem a cooperação entre as entidades envolvidas no projeto.

O Protocolo de Cooperação, estabelecido entre a Fundação Aristides de Sousa Mendes, o Município de Carregal do Sal e a Direção Regional de Cultura do Centro define as “tarefas e responsabilidades de cada entidade referentes ao projeto e à execução da intervenção, sendo o Município o dono e fiscal da execução técnica da obra cujo montante global é de 800.000,00 euros, dos quais 120.000,00 euros são do erário municipal”.

A Declaração de Intenções, a assinar entre o Ministério da Cultura, o Município de Carregal do Sal e a Fundação Aristides de Sousa Mendes firma o compromisso das partes em articular esforços tendentes à concretização da intervenção a candidatar ao programa CENTRO 2020.

A Casa do Passal pertenceu ao antigo cônsul Aristides de Sousa Mendes que salvou milhares de pessoas do holocausto nazi na II Guerra Mundial.