CentroTV

Ministro do Ambiente visita infraestruturas de abastecimento de água em Arganil e Vila Nova de Poiares

A Águas do Centro Litoral promove, hoje, a partir das 14h00, a sessão de arranque do abastecimento de água a Arganil a partir do Complexo de Alagoa/ Feijoal (captação e Estação de Tratamento de Água de Alagoa), seguida da entrada em funcionamento das ligações de abastecimento de água em Vila Nova de Poiares, às 15h40.

As cerimónias serão presididas pelo ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, e contará com a presença dos presidentes de Câmara de Arganil e Vila Nova de Poiares, Luís Paulo Costa e João Miguel Henriques, respetivamente, dos membros do Conselho de Administração da Águas do Centro Litoral, Alexandre Oliveira Tavares (presidente do Conselho de Administração) e Administradoras, e do Administrador da Águas de Portugal, João Neves, entre outros.

Com um investimento total de mais de 3 milhões de euros, a conclusão do Complexo de Alagoa/ Feijoal marca o início do fornecimento de água pela Águas do Centro Litoral ao município de Arganil.

Duas empreitadas que consistiram na renovação/ reabilitação de dois subsistemas de abastecimento existentes em Arganil, o SAA Alagoa e SAA Feijoal, que foram unidos em apenas um. Além da construção de uma nova captação, as obras incluíram, ainda, a reabilitação da captação existente e da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Alagoa e reservatórios e a desativação da captação e da ETA do Feijoal. Após a sessão na ETA de Alagoa, o evento continuará na Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, às 15h40, onde será feita a entrada em funcionamento das ligações de abastecimento de água em Vila Nova de Poiares.

“Duas empreitadas que vêm reforçar o serviço de qualidade em abastecimento de água em Vila Nova de Poiares, num investimento total de 910 mil euros”, adianta em comunicado a Águas do Centro Litoral.

A primeira empreitada consistiu na construção de duas novas ligações, através do Subsistema de Abastecimento de Água da Ronqueira, que irão permitir a adução de água aos reservatórios municipais de Casais (Vila Nova de Poiares) e Vale do Tronco (Penacova).

“Já a segunda empreitada vem dar resposta à necessidade, manifestada pelo município, de abastecimento de água a novos aglomerados populacionais”, refere.

Uma obra, cujo investimento rondou os 650 mil euros, que consistiu na construção de uma conduta adutora, de cerca de 7 km de extensão, que interligará o reservatório de Outeiro do Crasto (pertencente ao Subsistema de Abastecimento de Água da Ronqueira, da AdCL) ao reservatório do Entroncamento (instalação em “baixa”, pertencente ao município), com a criação de um ponto de entrega de água no percurso, na zona de Vale de Viegas.