CentroTV

Ministros foram conhecer drones para prevenção de fogos na Lousã

O Ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, e o Ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, acompanhados pela Secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, efetuaram hoje uma visita ao Destacamento de Sistemas Aéreos não Tripulados da Força Aérea Portuguesa, instalado no Aeródromo Municipal, na Chã do Freixo.

Nesta cerimónia, os ministros realçam a importância do apoio de “drones” à defesa da floresta e do ambiente, nomeadamente na deteção de incêndios rurais.

O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, disse na ocasião que a aposta do Governo na aquisição de uma frota de 12 veículos aéreos não tripulados (UAV) representa “um ganho muito significativo para a sustentabilidade” ambiental de Portugal.

João Pedro Matos Fernandes frisou que “a floresta é o maior repositório de biodiversidade que o país tem” e que o executivo, ao confiar à Força Aérea Portuguesa (FAP), a missão de operar as UAV no território nacional, prossegue o objectivo de “reduzir para metade a área ardida” devido aos fogos rurais nos próximos dez anos.