CentroTV

Miúdo Rovanpera limpa o Rally de Portugal

A dupla Kalle Rovanperä e Jonne Halttunen vencem o Rally de Portugal 2022.

É a terceira vitória este ano desta dupla finlandesa no mundial de ralis.

Rovanpera tem apenas 21 anos. Foi o mais jovem piloto a vencer o Rally de Portugal e já tinha sido também o mais novo a ganhar uma prova do mundial de ralis.

 Elfyn Evans, tripulando também um Toyota, foi segundo e a marca japonesa só não conseguiu os três lugares do pódio porque Dani Sordo, em Hyundai, ultrapassou Takamoto Katsuta na luta pelo último lugar do pódio. O japonês terminou o rali a 2,1 segundos de Sordo.

Em relação ao campeonato o finlandês consegue 30 pontos, com vitória na geral e na “Power Stage”, tal como tinha feito na Croácia, e aumenta a vantagem sobre o segundo classificado, o belga Thierry Neuville, que não foi além do quinto posto este fim de semana, para 46 pontos.

No que toca ao melhor português, se dúvidas restassem sobre a eventual vitória de Armindo Araújo e Luis Ramalho (Skoda Fabia Rally2 evo), a penalização de 10 segundos imposta a Ricardo Teodósio e José Teixeira (Hyundai i20 N Rally2), na penúltima classificativa, Felgueiras 2, por chegada atrasada ao controlo horário, pôs um ponto final a qualquer expetativa da equipa oficial da Hyundai Portugal.

O piloto de Santo Tirso é assim, pela 11.ª vez em 15 participações, o melhor português no Vodafone Rally de Portugal. Sofreu alguns percalços durante a prova, nomeadamente no final da primeira etapa. Foi batido por Teodósio nas contas do CPR (que ficaram fechadas no final de sexta-feira) e só chegou à liderança entre os lusos após a segunda passagem por Amarante (PE15), na qual bateu o algarvio por 35,8s. Daí até final, nunca mais saiu do primeiro lugar.

“Foi uma grande operação, mas foi pena os dois furos que sofremos na sexta-feira, no dia em que a prova pontuava para o campeonato nacional, que nos impediram de lutar pelo triunfo. Depois, conseguimos recuperar o tempo perdido para sermos os melhores portugueses. Os troços de sexta-feira estavam um pouco duros, como se esperava, mas depois, no resto do rali, correu tudo muito bem… e o carro também esteve impecável”, referiu o piloto português.

Paulo Caldeira e Ana Gonçalves (Citroën C3 Rally2) encerraram o pódio. Mantiveram um andamento muito regular ao longo do rali e tiraram partido das inúmeras desistências entre o «pelotão» nacional.