CentroTV

Molelos acolhe Soenga e Feira Antiga

A Junta de Freguesia de Molelos, em colaboração com o Município de Tondela e o movimento associativo de Molelos, está a preparar a Soenga e Feira Antiga para os dias 18 e 19 de maio. Estes eventos terão lugar no Alto das Raposeiras, em Molelos.

A soenga é o método tradicional de cozedura da louça de barro negro, atualmente, os oleiros substituíram esta prática por fornos a lenha.

Com esta iniciativa única no país pretende-se valorizar o património e, paralelamente, atrair turistas ao concelho.

Esta é a oportunidade de assistir a um dos métodos mais antigos de cozer cerâmica, iniciando-se o processo por volta das 15:00 do dia 18 de maio, altura em que arranca também a Feira Antiga. A desenforma das peças terá lugar à mesma hora do dia seguinte.

O evento junta oleiros do concelho de Tondela e não faltará animação, a cargo do Rancho Infantil “Os Velhos Costumes” de Molelos, Grupo de Cavaquinhos de Castelões e Grupo Coral e Instrumental da Casa do Povo de Caparrosa no dia 18 de maio e Grupo de Cantares “Retalhos do Passado” da Casa do Povo de Campo de Besteiros e Rancho Folclórico “As Cantarinhas de Molelos” a 19 de maio.