CentroTV

Monte Real vai substituir Montijo como segundo aeroporto de Lisboa

O aeroporto de Monte Real vai substituir o do Montijo, como segundo aeroporto a servir a capital do país.

A CentroTV apurou, em primeira mão, junto de várias fontes, que o impacto ambiental vai chumbar a hipótese Montijo, uma vez que foi descoberto que o pato cinzento do Amazonas, uma espécie altamente ameaçada, faz nidificação na zona. Uma situação que ainda não tinha sido descoberta e que vai inviabilizar o aumento substancial de tráfego aéreo no Montijo.

O cenário Monte Real que é defendido por muitos especialistas e forças vivas da região Centro, passa assim para a primeira linha.

O presidente da Entidade Regional Turismo Centro, que agrupa cem municípios, garante que Monte Real reúne uma série de características que a tornam “a escolha óbvia” para receber o novo aeroporto. “

“Trata-se antes de mais de uma solução que tem em conta a coesão nacional. Sessenta e seis por cento da população portuguesa habita entre a península de Setúbal e Braga. Por isso, não faz sentido instalar o novo aeroporto a sul de Lisboa. Sobretudo quando existe uma alternativa mais barata no coração do Centro, a única região do país que não é servida por um aeroporto”, resume Pedro Machado em declarações recentes à Lusa.

O responsável da Turismo Centro diz que o valor do investimento público nas obras de adaptação de Monte Real será muito mais baixo do que no Montijo.

Tal como o Montijo, também Monte Real é atualmente utilizado como base da Força Aérea, mas poderá ser possível manter alguns voos militares, assim como acontece com o Montijo.

Base Aérea n.º 5, de Monte Real, foi inaugurada em outubro de 1959.

Recorde-se que o Papa Francisco na visita de Maio a Portugal vai utilizar a base de Monte Real.

O Papa Francisco será assim o terceiro pontífice católico a usar a base de Monte Real, a cerca de 40 quilómetros de Fátima, para uma peregrinação ao Santuário da Cova da Iria, por ocasião do Centenário das Aparições.

Segundo o programa divulgado pelo Vaticano, a viagem vai começar às 14h00 de 12 de maio (hora de Roma, menos uma em Lisboa), no aeroporto de Fiumicino, seguindo o voo papal para a Base Aérea de Monte Real, onde tem chegada previstas para as 16h20 locais.

Ainda em Monte Real decorre a cerimónia de boas-vindas e, às 16h35, um encontro privado com o presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa.

Às 16h55, Francisco vai fazer uma visita à Capela da Base Aérea, onde rezaram Paulo VI (1967) e João Paulo II (1991).