As ruas Ferreira Borges e Visconde da Luz acolhem, no próximo domingo, dia 20 de outubro, entre as 9h00 e as 19h00, mais uma edição da “Montra das Artes & Ofícios” promovida pela Câmara Municipal (CM) de Coimbra.
O evento divulga o património cultural material e imaterial de Coimbra e da região, nas suas diferentes expressões artísticas, concebidas artesanalmente, com destaque para o trabalho ao vivo executado por cerca de duas dezenas de artesãos. A iniciativa será animada por três grupos folclóricos e um grupo de concertinas do concelho, informa em nota a autarquia.
A Montra das Artes & Ofícios dinamiza, no próximo domingo, o coração da cidade de Coimbra com a presença de 23 artesãos que divulgam as artes e os ofícios ancestrais, em ligação com as criações artísticas de cunho contemporâneo, entre as 9h00 e as 19h00.
O espaço público transforma-se, assim, numa “montra” ao ar livre onde a criação de produtos com recurso a diferentes técnicas e matérias-primas é dada a conhecer ao vivo, já que a demonstração das várias fases de conceção de uma peça estará integrada no evento com o objetivo de revelar o saber fazer direcionado para a área do artesanato e de promover a interação dos autores com os visitantes.
A iniciativa “desafia os habitantes locais e todos os que visitam a cidade a explorar o património material e imaterial que Coimbra e a região oferecem, uma vez que estarão representadas áreas tradicionais como a cerâmica (com destaque para a faiança de Coimbra) e a tecelagem de Almalaguês, entre outros produtos de autor”, frisa ainda o município.
A complementar a “Montra das Artes & Ofícios”, com animação centrada nas tradições culturais locais, haverá lugar à dinamização de quatro momentos que mostram o trabalho desenvolvido por associações que integram o tecido associativo do concelho.
A partir das 11h00, desfila desde o Largo da Portagem até à Praça 8 de Maio o Grupo de Folclore da Associação APOJOVI, seguido de uma atuação. Às 12h00, é a vez do Grupo Folclórico do Centro de Convívio do Carvalho. O Grupo de Concertinas “Sons de Casconha” vai fazer uma arruada, a partir das 15h00, no percurso pedonal onde acontece o evento. Já às 16h30, cabe ao Grupo Folclórico da Casa do Povo de Ceira protagonizar um desfile etnográfico, seguido de uma apresentação que pretende valorizar os trajes, o canto e a tocata de raiz popular inscritos na cultura tradicional da região Centro.
A iniciativa tem periodicidade mensal (terceiros domingos do mês) e resulta de uma parceria da Câmara Municipal de Coimbra com a Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra, a CoimbraMaisFuturo e o CEARTE – Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património.
As próximas edições estão marcadas para os dias 17 de novembro e 15 de dezembro.