CentroTV

Morreu a atriz Eunice Muñoz aos 93 anos

Fotografia: Tomás Monteiro

A atriz Eunice Muñoz morreu hoje, no Hospital de Santa Cruz, em Lisboa, aos 93 anos, disse à agência Lusa o filho da atriz.

Nascida na Amareleja, no distrito de Beja, em 1928, Eunice Muñoz completou em novembro 80 anos de carreira.

O primeiro-ministro, António Costa diz que Eunice Muñoz “marcou de forma definitiva o teatro português, trabalhando com os mais importantes encenadores e companhias, sem nunca deixar de se renovar, de se reinventar, de conquistar gerações sucessivas”.

“A comunhão com o público foi uma constante ao longo da sua carreira, crente de que o teatro só faz sentido se for feito em função dos outros. Eunice, muito obrigado por tudo o que fez pelo teatro e pela cultura portuguesa.”, frisa ainda António Costa.

“Foi um privilégio para Portugal ter uma atriz como Eunice Muñoz”, afirma Pedro Adão e Silva, Ministro da Cultura em nota de pesar enviada à CentroTV.

“Uma atriz com um dom único e um talento natural para a representação. Para os portugueses, a sua vida confunde-se com os palcos e o teatro”, refere Pedro Adão Silva.

O Ministro da Cultura acrescenta que “todos a conhecemos e, por isso, todos fomos desenvolvendo uma relação íntima e carinhosa com a mulher de traço humano e inclinação doce e afável. Para os portugueses, Eunice Muñoz é o teatro. É a verdadeira Senhora Teatro”. “O que felizmente todo o país soube sempre reconhecer”.

“Neste momento, devemos-lhe um aplauso eterno. Despedimo-nos da Eunice Muñoz com profunda tristeza”, conclui.