CentroTV

Morreu Max Mosley antigo presidente da Federação Internacional do Automobilismo

Max Mosley, ex-presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) de 1993 a 2009, morreu nesta segunda-feira aos 81 anos de idade na Inglaterra, na sua casa no bairro de Chelsea, em Londres.

A informação foi confirmada por Bernie Ecclestone, ex “patrão” da F1, à “BBC Sport”. As causas da morte ainda são desconhecidas, mas era público que lutava há alguns anos contra um cancro.

Formado em direito e piloto amador, correu na Fórmula 2 pela Brabham e pela Lotus, foi fundador e co-proprietário da March Engineering, uma empresa de construção de carros de corrida que disputou o Mundial de Fórmula 1 nas décadas de 1970 e 1980. Max Mosley desempenhou também as funções de conselheiro jurídico oficial da Formula One Constructors Association (FOCA).

Em 1991, Mosley foi eleito presidente da Fédération Internationale du Sport Automobile (FISA), tornando-se presidente da FIA em 1993. Durante a sua liderança merece destaque a aprovação de um programa que visou a melhoria de segurança dos veículos de corrida, surgido na sequência da morte de Ayrton Senna.