CentroTV

Morreu Mikhail Gorbachev

Mikhail Gorbachev, último líder da União Soviética, morreu hoje aos 91 anos.

Gorbachev sofria de um doença “grave e prolongada”.

Mikhail Sergeyevich Gorbachev nasceu em 2 de março de 1931 em Stravropol, na Rússia, filho de uma família de imigrantes russo-ucranianos.

Gorbachev é conhecido como o homem que conseguiu pôr fim à Guerra Fria sem derramamento de sangue, mas não conseguiu evitar o colapso da União Soviética.

O oitavo e último presidente soviético forjou acordos de redução de armas com os Estados Unidos e parcerias com potências ocidentais para remover a Cortina de Ferro que tinha dividido a Europa desde a Segunda Guerra Mundial e provocar a reunificação da Alemanha.

Secretário-geral do Partido Comunista Soviético entre 1985 e 1991, Gorbachev levou a cabo reformas políticas e económicas que culminaram na queda do Muro de Berlim e na dissolução da União Soviética.

Em 1990, ganhou o Prémio Nobel da Paz pelo seu “seu papel no processo de paz que hoje caracteriza partes importantes da comunidade internacional”, segundo disse a entidade na ocasião. Atualmente presidia à Fundação Gorbachev, dedicada a programas de caridade e à educação.