CentroTV

Morreu o ator Peter Fonda

O ator Peter Fonda, que ficou famoso pelo filme “Easy Rider” morreu, ontem, aos 79 anos.

Segundo a revista “People”, o ator tinha cancro do pulmão e faleceu devido a insuficiência pulmonar.

“É com profundo pesar que compartilhamos esta notícia. Peter morreu pacificamente na manhã desta sexta-feira, 16 de agosto, às 11h05, em sua casa em Los Angeles, cercado por sua família”, anunciou a família de Fonda.

“É um dos momentos mais tristes das nossas vidas, nós não conseguimos encontrar as palavras para expressar a dor nos nossos corações”, comunicou a família.

Peter nasceu em Nova York e fazia parte de uma família de atores – era filho de Henry Fonda e irmão de Jane Fonda.

Começou a carreira na Broadway, no inicio dos anos 1960. Os elogios e prémios acabaram por lhe abrir as portas do cinema.

Em 1963, participou no seu primeiro filme, a comédia romântica “Artimanhas do Amor”. No mesmo ano, também fez parte do elenco de “Os Vitoriosos”, drama sobre a Segunda Guerra Mundial.

O filme que impulsionou sua carreira, “Easy Rider”, teve também a sua participação no argumento e produção.

“Easy Rider” foi um marco na contracultura do final dos anos 1960, e também teve no elenco Dennis Hopper e Jack Nicholson, que concorreu a melhor ator secundário nos prémios Oscar.

A filmografia de Fonda tem ainda filmes mais recentes como “Os indomáveis” (2007), “Motorista Fantasma” (2007) e “Fuga de Los Angeles” (1996).

Peter Fonda foi nomeado ao Oscar pelo argumento de “Easy Rider”. Mais tarde, também foi indicado pela atuação no filme “O ouro de Ulisses”, de 1997.

Ganhou o Globo de Ouro pela atuação em “O ouro de Ulisses” e também por pela minissérie “The passion of Ayn Rand”, em 2000.

Peter deixa dois filhos: Justin Fonda e a atriz Bridget Fonda.