CentroTV

Morreu o marido da Rainha de Inglaterra

Morreu Filipe de Edimburgo, o marido da rainha de Inglaterra.

O marido da rainha de Inglaterra, de 99 anos, tinha estado internado num hospital privado durante várias semanas.

O príncipe, que ia completar 100 anos em 10 de junho, tinha saído recentemente do hospital, onde foi submetido a uma intervenção cirúrgica a problemas cardíacos, e regressado ao Palácio de Windsor.

“É com profunda tristeza que Sua Majestade a Rainha anuncia a morte de seu amado marido, Sua Alteza Real o Príncipe Filipe, Duque de Edimburgo. Sua Alteza Real faleceu pacificamente esta manhã no Castelo de Windsor”, refere a nota da família real britânica.

Nascido Filipe da Grécia e Dinamarca, era o marido da rainha Isabel II e consorte real do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte e dos reinos da Comunidade das Nações desde 1952. Era o consorte mais velho e de maior reinado na história da monarquia britânica, além de o homem mais velho da história da família real.
 
Filho do príncipe André da Grécia e Dinamarca e da princesa Alice de Battenberg, Filipe Mountbatten nasceu na Grécia sendo membro das famílias reais grega e dinamarquesa. Porém, foi expulso do país junto com os pais enquanto ainda era criança durante o Golpe de 1922. Filipe estudou na França, Inglaterra, Alemanha e Escócia, entrando na Marinha Real Britânica em 1939 aos dezoito anos. Ele começou a se corresponder no mesmo ano com a princesa Isabel, filha mais velha e herdeira do rei Jorge VI do Reino Unido. Serviu no Mediterrâneo e no Pacífico durante a Segunda Guerra Mundial.

 
Depois da guerra, Filipe recebeu permissão do rei para se casar com Isabel. Abandonou os seus títulos gregos e dinamarqueses antes do anúncio oficial, abandonou a Igreja Ortodoxa Grega e converteu-se ao anglicanismo e naturalizou-se cidadão britânico, adotando o sobrenome Mountbatten a partir de seus avós maternos. Os dois casaram-se no dia 20 de novembro de 1947 após cinco meses de noivado. Ao casar, Filipe recebeu o estilo do “Sua Alteza Real” e o título de Duque de Edimburgo. Continuou no serviço ativo da marinha até Isabel ascender ao trono em 1952, tendo alcançado a patente de comandante.
 
Filipe e Isabel têm quatro filhos: Carlos, Ana, André e Eduardo. Tem ainda oito netos e oito bisnetos. Filipe era patrono de mais de oitocentas organizações e realiza diversos deveres oficiais sozinho e principalmente junto com Isabel.