CentroTV

Morreu o mestre da guitarra Durval Moreirinhas

Faleceu hoje o mestra da guitarra e da canção de Coimbra, Durval Moreirinhas.

Durval Araújo Cerqueira Moreirinhas nasceu em Celorico de Basto, a 11 de abril de 1937.

Em 1947 foi residir para Coimbra, tendo-se matriculado no Liceu D. João III.

Ainda “bicho”, entrou para a Tuna Académica da Universidade de Coimbra.
Ao longo da sua longa e brilhante carreira de mais de 40 anos, Durval Moreirinhas acompanhou à viola as melhores vozes de Coimbra, de várias gerações, bem como grandes executantes de guitarra.

De António Menano até Amália Rodrigues, participou na gravação de mais de três dezenas de discos, com Luiz Goes, José Afonso, Adriano Correia de Oliveira, Machado Soares, António Bernardino, Sutil Roque, Barros Madeira, Gomes Alves, Armando Marta, Sousa Pereira, Almeida Santos, Arménio Marques dos Santos, Lacerda e Megre, José Miguel Baptista, José Mesquita, Germano Rocha, Rui Gomes Pereira, Frederico Vinagre, Janita Salomé e Alma de Coimbra.

A lista dos guitarristas que acompanhou não é menos importante: Jorge Tuna, Jorge Godinho, Eduardo de Melo, Ernesto de Melo, António Andias, Octávio Sérgio, João Bagão, Fontes Rocha, Ricardo Rocha, Manuel Mendes, Carlos Couceiro, João Alvarez, e Ricardo Dias e Antonio José Moreira, estes 2 últimos no Grupo de Guitarras do Alma de Coimbra.

Conjuntamente com José Niza, gravou 1961, as primeiras baladas de José Afonso, exclusivamente acompanhadas á viola: Balada Aleixo e Minha Mãe.

Com António Portugal, Eduardo Melo e Jorge Moutinho, Durval Moreirinhas gravou também o primeiro disco de Adriano Correia de Oliveira.

É autor da música de uma dezena de fados e baladas, entre as quais a Balada do 6º Ano Médico de 1962, com letra de João Barros Madeira.

Para além da Tuna Académica, pertenceu também ao Orfeon, com o qual realizou inúmeras digressões.

Durval Moreirinhas atuou nas mais importantes salas de espetáculo do Mundo, pisando palcos como o do Lincoln Centre de Nova Iorque ou o Olympia de Paris.

Participou também em inúmeras emissões de televisão, em todos os continentes e viajou por todo o Mundo, levando o fado e a guitarra de Coimbra às sete partidas.