CentroTV

Morreu o primeiro Comissário Europeu de Portugal, António Cardoso e Cunha

Foto: RTP

O ex-ministro social-democrata António Cardoso e Cunha, primeiro comissário europeu de Portugal e primeiro comissário da Expo”98, morreu este domingo aos 88 anos.

A informação foi avançada ao DN por um familiar e confirmada por uma fonte empresarial.

Nascido em 1933 em Leiria, António Cardoso e Cunha licenciou-se em Engenharia pela Universidade de Lisboa e trabalhou, durante algum tempo, nas áreas da indústria química e da administração de empresas.

Em 1978 entrou para a política. Militante do PSD, foi deputado e passou pelas secretarias de Estado do Comércio Externo e depois da Indústria, antes de se tornar ministro da Agricultura e Pescas dos governos de Francisco Sá Carneiro e Francisco Pinto Balsemão.

Em 1986, foi o primeiro português nomeado para a Comissão Europeia – foi comissário das Pescas da primeira comissão de Jacques Delors e comissário da Energia, Empresas, Comércio e Turismo na segunda comissão Delors.

Depois de ter deixado os cargos europeus em 1993, foi o primeiro comissário para a exposição universal que se realizou em Lisboa, a Expo”98, sendo contudo substituído em 1997 por José Torres Campos. Depois disso presidiu ao Conselho de Administração da TAP, cargo que ocupou até 2004, sendo sucedido por Fernando Pinto.

 

Fonte: DN