CentroTV

Morreu piloto português do Canadair que se despenhou no Gerês

Morreu um dos ocupantes um avião Canadair (CL215) que estava a combater a um incêndio no Parque Nacional da Peneda-Gerês, em Lindoso, Ponte da Barca, avançou à Renascença Pedro Araújo, comandante da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

A vítima era o piloto da aeronave, com 65 anos e nacionalidade portuguesa. O homem morreu no local, apesar das tentativas realizadas pelos elementos do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), enquanto o segundo piloto, de nacionalidade espanhola e de 39 anos, ficou politraumatizado, com múltiplas fraturas. Foi assistido no local e transportado em “estado grave” para o Hospital de Viana do Castelo.

O avião despenhou-se numa área do território espanhol, “a cerca de um, dois quilómetros da fronteira com Portugal”, acrescentou a mesma fonte.

O acidente aconteceu pelas 11h16, durante uma operação de reabastecimento. A aeronave, que fazia parte do dispositivo de combate a incêndios florestais do centro de meios aéreos de Castelo Branco, despenhou-se numa zona montanhosa.