Faleceu hoje Sir Robert Charlton com 86 anos, antigo futebolista inglês, um dos grandes do seu tempo, e considerado também um dos melhores jogadores de sempre.
Jogava como meio-campista ofensivo, meio-campista central e lateral-esquerdo.
Amplamente considerado um dos maiores jogadores de todos os tempos, ele fez parte da seleção inglesa que venceu a Copa do Mundo FIFA de 1966, ano em que também ganhou a Bola de Ouro. Ele terminou em segundo lugar na Bola de Ouro em 1967 e 1968.
Jogou quase toda.a sua carreira no Manchester United, onde se tornou conhecido pelos instintos ofensivos, as suas habilidades de passe no meio-campo e o feroz remate de longa distância.Entre 1956 e 1973 marcou 199 golos em 606 partidas oficiais pelo United.
Com sucesso a nível de clubes e internacional, foi um dos nove jogadores a vencer o Campeonato do Mundo da FIFA, a UEFA Champions League e a Bola de Ouro.
Nascido em Ashington, Northumberland, Charlton fez sua estreia no time principal do Manchester United em 1956, aos 18 anos, e logo conquistou uma vaga regular na equipa, período durante o qual se tornou campeão da primeira divisão da Football League em 1957 e depois sobreviveu ao desastre aéreo em Munique, em fevereiro de 1958, após ser resgatado pelo companheiro de equipe Harry Gregg; Charlton foi o último sobrevivente do acidente do clube.
Depois de ajudar o United a vencer a FA Cup em 1963 e a Football League em 1965 e 1967, foi capitão da equipa que venceu o Campeonato da Europa em 1968, marcando dois golos na final.
Charlton deixou o Manchester United para se tornar técnico do Preston North End na temporada 1973-74.
Em seguida, aceitou o cargo de diretor do Wigan Athletic e depois tornou-se membro do conselho de administração do Manchester United em 1984.