CentroTV

Mortágua assinalou 50 anos do 25 de abril

Realizou-se ontem a Sessão Solene Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril, que teve lugar na Praça do Município.

A cerimónia iniciou com o hastear da Bandeira Nacional e a entoação do Hino Nacional com acompanhamento da Filarmónica de Mortágua, do Coral Juvenil Sílvia Marques e do público ali presente.

Seguiu-se a homenagem e reconhecimento aos antigos e atuais autarcas da Câmara Municipal, Assembleia Municipal e Juntas de Freguesia, nas suas pessoas ou representantes (alguns autarcas já não estão entre nós). Desta forma, prestou-se público agradecimento e reconhecimento ao trabalho, dedicação, empenho e espírito de missão dos autarcas do concelho ao longo destes 50 anos, contribuindo para o progresso, a coesão social e o bem comum, diz em nota a autsarquia.

A cerimónia registou intervenções do presidente da Assembleia Municipal, Acácio Fonseca, do presidente da Câmara Ricardo Pardal, e de João Paulo Almeida e Sousa, orador convidado da sessão.

Nas suas intervenções, lembraram as “mudanças na sociedade e as conquistas de direitos, desde logo a liberdade e a democracia, que trouxe a Revolução de Abril, retirando o país da miséria, do atraso económico, e de desigualdades e injustiças gritantes”.

Todos os intervenientes salientaram a “importância de se continuar a celebrar Abril, a afirmar e a defender os valores de Abril, hoje ameaçados por populismos e radicalismos, e a vontade de alguns de retroceder ao passado antes de abril de 74”.

E gritou-se “25 de abril sempre!”, com uma grande salva de palmas do público.As intervenções foram intercaladas com momentos musicais (interpretação do tema “E depois do adeus”, canção de Paulo de Carvalho que serviu de senha para a saída dos militares dos quartéis em direção à capital e arranque da Revolução, e a leitura de poemas alusivos ao 25 de Abril.Após a cerimónia , a Filarmónica de Mortágua seguiu em arruada, juntamente com as pessoas, até ao Centro de Animação Cultural, onde foi inaugurada a exposição “De Norton de Matos a Humberto Delgado, as Eleições Presidenciais em Mortágua”.As comemorações continuam hoje à tarde com a apresentação da peça “O regresso de um soldado”, pelas 15 horas, na aldeia de Vila Nova.