CentroTV

Mostra “Da Nossa Terra” acontece no próximo sábado em Oliveira do Hospital

No próximo sábado, 16 de janeiro, realiza-se a primeira edição de 2021 da Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional de Oliveira do Hospital – “Da Nossa Terra”. Promovida pelo Município de Oliveira do Hospital e pela ADI – Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital a mostra estará de portas abertas no Mercado Municipal, entre as 8H00 e as 12H30.

” Depois de uma edição especial de Natal que decorreu com elevado grau de satisfação, a mostra ‘Da Nossa Terra’ regressa neste novo ano mantendo a sua aposta na autenticidade, no sabor e na frescura dos produtos que ocupam as bancas do mercado trazidos pela mão dos produtores do concelho e da região”, adianta hoje a ADI em nota de imprensa.

“Os produtos colhidos diretamente da terra e outros de produção artesanal são imagem de marca deste evento de excelência que, em 2021, assinala os 11 anos de realização ininterrupta. Dinamizada, habitualmente, no segundo sábado de cada mês a Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional é um evento marca em Oliveira do Hospital procurado por diferentes segmentos de consumidores que preferem os produtos frescos e de qualidade, vindos diretamente das hortas e produções artesanais dos produtores locais e da região”, anuncia.

Ao longo do ano, as bancas do mercado “enchem-se com a diversidade dos produtos da época, com particular enfoque nos hortícolas e frutícolas, ingredientes base para uma alimentação saudável, a que se junta o azeite biológico, o queijo e enchidos, as compotas e o mel, os licores, a pera passa e frutos secos, ou o pão e biscoitos, entre tantos outros”, realça ainda a ADI.

Acrescentado que a  mostra “Da Nossa Terra” é “pioneira na região e representa, há onze anos, um apoio à pequena economia agrícola de cariz familiar bem como um incentivo ao desenvolvimento desta atividade associando-se a diferentes efemérides, sendo que ostenta o selo de “Mercado de Montanha”.

A Mostra conjuga da “melhor forma a componente de valorização dos produtos locais aliada à componente comercial e de sensibilização para a preservação dos estilos de vida tradicionais e hábitos de alimentação saudáveis. Paralelamente, no momento atual que vivemos representa também um apoio às vendas no Mercado Municipal da pequena economia agrícola de cariz familiar, que tem sido bastante afetada pela pandemia da Covid-19”.

“Considerando o momento de pandemia que a todos afeta, a realização da mostra irá observar o cumprimento do Plano de Contingência para o Mercado Municipal e das regras da DGS – Direção Geral de Saúde”, conclui a ADI.