CentroTV

Mostra de grupos de teatro em Seia

Casa Municipal da Cultura de Seia acolhe, a partir da próxima segunda-feira, a 9ª edição do Motin, uma mostra dos grupos de teatro das escolas do concelho e dois grupos convidados.

A semana dedicada ao teatro decorre de 16 a 21 de maio, tem entrada livre, e é organizada pelo Município de Seia, no decorrer da programação da XIV ARTIS – Festival de Artes de Seia. O Motin tem início no dia 16, às 15H00, com uma representação dramática protagonizada pelo Colégio Santo Teotónio de Coimbra.

O grupo é constituído por alunos finalistas do 12ºano, do Curso Profissional de Artes do Espetáculo-Interpretação, da Escola de Teatro do Colégio de São Teotónio, e irão apresentar a peça “Lago dos Cisnes ou como morre um cisne?.

Na terça-feira, pelas 21H30, o clube de teatro da Escola Guilherme Correia de Carvalho abre o leque de dramatizações escolares, com uma Adaptação do “Sonho e Uma noite de Verão”, de William Shakespeare.

O grupo é composto por alunos do 7º e 9º ano, que usufruem da disciplina de expressão dramática/ teatro em contexto de clube. Na noite seguinte, pela mesma hora, a Casa da Cultura recebe a peça “Fábrica de Chocolate”, uma encenação teatral do Clube de Expressão Dramática da Escola Evaristo Nogueira, grupo existente desde a fundação da escola (1991) e maioritariamente constituído por alunos do terceiro ciclo.

Na quinta-feira, alunos da Escola Profissional da Serra da Estrela apresentam-se em palco pelo segundo ano consecutivo, desta vez com um texto dramático inspirado no conto de fadas “A Rainha da Neve”, de Hans Christian Andersen, a que designaram “Frozen – Uma aventura congelante”. A peça é apresentada em dois horários, às 15H00 e às 21H30.

A Escola Secundária de Seia finaliza, na sexta-feira, às 21h30, o leque de representações teatrais escolares, com a comédia “Adão e Eva”, uma interpretação protagonizada por alunos do curso profissional Técnico de apoio Psicossocial desta escola.

O Motin encerra, no sábado (dia 21, às 21:30h), com o espetáculo “Operárias”, da companhia de teatro Miau.

A Mostra de Teatro Infanto-juvenil tem na sua génese o desenvolvimento artístico e teatral de processos criativos e conhecimentos culturais e teatrais dos jovens da comunidade escolar, com o objetivo de usar a arte dramática como elemento fundamental para a vivência sociocultural dos jovens, num contexto amplo de cidadania, participação comunitária, direcionando-os para um pensamento crítico e divergente sobre as problemáticas do mundo.