O Movimento Estrela Viva irá organizar, já no próximo dia 8 de julho, pelas 9h30, uma ação de plogging na zona da Torre, Serra da Estrela.
“A iniciativa, que já vai na sua terceira edição, é realizada uma vez mais com o apoio, participação e acompanhamento do ICNF e do Comando do Posto de Busca e Resgate em Montanha da Guarda Nacional Republicana e, pela primeira vez, do projeto EcoLab_Estrela desenvolvido pelo Centre for Functional Ecology – Science for Peolpe & the Planet da Universidade de Coimbra”, refere em nota a organização.
“Consistirá numa caminhada em percurso circular, com recolha de lixo ao longo do percurso”, informa.
A Serra da Estrela constitui, “cada vez mais, um ponto de interesse turístico, com uma oferta vasta e diversificada – neve, caminhos pedestres, pistas cicláveis, geossítios, cursos de água, biodiversidade, desporto-aventura, gastronomia, aldeias típicas, tradições, as suas gentes – que atraem um número crescente de visitantes à região”.
“Se é verdade que tal afluência representa uma mais-valia para a economia local, com vantagens para a população e para a região, não é menos verdade que aumenta também a pressão sobre os ecossistemas e restante património que constitui a riqueza maior e o foco de interesse desta região protegida, classificada como Parque Natural e Geoparque”, sublinha ainda a organização.
“Compete-nos, a todas e a todos, zelar pela preservação deste património único e irrepetível, promover o seu usufruto responsável e assegurar que as gerações vindouras terão, como nós, a possibilidade de dele usufruir”, conclui.