CentroTV

Movimento organiza tribuna pública para contestar encerramento de SAP em Tábua

O Movimento Mais Saúde em Tábua, constituído por cidadãos do concelho de Tábua, vai organizar uma “Tribuna Pública”, amanhã, a partir das 18h00, em frente à Câmara de Tábua.

“O  encerramento do Serviço de Atendimento Permanente do Centro de Saúde de Tábua em 2010  trouxe graves consequências para os utentes, dificultando o acesso aos cuidados de saúde, encarecendo as deslocações, sobretudo num concelho com elevada percentagem de população idosa e com dificuldades de mobilidade e transporte”, adianta aquele movimento em comunicado enviado à CentroTV.

Os cuidados básicos de saúde são um “direito que não podem ser vistos apenas como uma despesa. É inaceitável que todos os doentes urgentes se tenham que deslocar até Arganil, com o risco de após esta deslocação tenham que por sua vez, dirigir-se para Coimbra”.

Adiantando ainda que “nota-se uma degradação no Centro de Saúde de Tábua com a diminuição do número de médicos, uma vez que funciona apenas  com quase  metade dos necessários”.

Os utentes e a população do concelho de Tábua solicitam que “o número de médicos ao Serviço no Centro de Saúde de Tábua seja aumentado para nove, capacidade máxima do Centro de Saúde; que  sejam criadas pelo Governo condições financeiras e outras, de forma a fixar  o corpo médico no concelho; a reabertura do Serviço de Atendimento Permanente 24 horas por dia, no Centro de Saúde de Tábua; e uma reestruturação do funcionamento das Extensões  do Centro de Saúde de Tábua, de Midões e Mouronho, de forma a evitar o seu encerramento”.