O movimento “Vamos Salvar o Açude da Ribeira” recolheu 669 assinaturas através de uma petição pública, onde os seus subscritores considerarem que “aquela estrutura em edificação por cima da envolvente do Açude da Ribeira, no rio Seia, concelho de Oliveira do Hospital, atenta contra o património paisagístico e natural, pondo em causa também a fauna e a flora daquela zona e requerem que aquela estrutura seja retirada e que toda a zona envolvente do Açude da Ribeira seja recuperada e requalificada, tendo sempre presente que todo aquele património é uno e assim deve ser preservado”, adiantam em comunicado.
A petição foi “enviada ao Ex.mo Senhor Presidente da República, Professor Dr. Marcelo Rebelo de Sousa, ao Ex.mo Presidente da Assembleia da Républica, Dr. Augusto Santos Silva e ao Ex.mo Presidente da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, Professor José Carlos Alexandrino”, referem ainda no mesmo comunicado enviado à comunicação social.
“Estamos convictos que todos os organismos do estado analisarão com o cuidado devido, o apelo da Petição que o movimento ‘Vamos Salvar Açude da Rieira’ lhes enviou, queremos acreditar que o assunto voltará a ser debatido na Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital para que, agora, devidamente informados, através do seu voto, todos os deputados nos indiquem o que pensam as forças políticas do concelho de Oliveira do Hospital, sobre o ‘Monstro que virou Serpente”‘”, dizem a concluir.