CentroTV

Mulher detida pela prática de 11 crimes de incêndio florestal e um crime de incêndio em edifício

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, e com a colaboração da GNR, identificou e deteve hoje, a presumível autora de 11 crimes de incêndio florestal e um crime de incêndio em edifício.

“Os crimes ocorreram durante a tarde de ontem, e verificaram-se numa freguesia do concelho de Paredes de Coura”, revela a PJ em nota. “A pronta e eficaz intervenção dos bombeiros e dos sapadores florestais evitaram a rápida propagação dos incêndios, que foram extintos ainda numa fase inicial”, acrescenta.

Os vários locais onde os incêndios ocorreram “situam-se numa zona onde existiam condições de propagação a manchas florestais de grandes dimensões, gerando enorme risco, potencialmente alimentado pela carga combustível ali existente e pela orografia própria da região, o que se traduziu em elevadíssimo perigo concreto para as pessoas, para os seus bens patrimoniais e para o ambiente”.

“A detida, com 45 anos de idade, ateou os incêndios com recurso a chama direta e a produtos de fácil combustão”. “Atuou num quadro de desequilíbrio psicológico e emocional”.

A arguida será presente à autoridade judiciária competente para primeiro interrogatório judicial.