CentroTV

Município apoiou formação de jovem poiarense em Erasmus+

Em português, os jovens em situação NEET (Not in Education Employment or Training) têm vindo a ser designados como a geração ‘nem, nem’, nem estudam, nem trabalham, e é um fenómeno que cada vez mais afeta os jovens não só em Portugal, como um pouco por toda a Europa.

Foi esta a problemática que esteve em destaque na terceira conferência “OnTrack – Different youth work approaches for different NEET situations”, onde participou a poiarense Carolina Martins, que integra o pelouro de saídas profissionais do Núcleo de Estudantes da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, e que contou com o apoio do Município de Vila Nova de Poiares enquanto “sending organization”.

Para o presidente da Câmara Municipal, João Miguel Henriques, “é um fenómeno transversal que afeta a sociedade de hoje e é fundamental adquirir experiências e trocar informação para que possamos aconselhar e capacitar os nossos jovens, possibilitando seu envolvimento ativo na sociedade e a integração no mercado de trabalho”.

Esta capacidade de intervenção do Município só foi possível por ser uma entidade com Selo de Qualidade atribuído pelo Corpo Europeu de Solidariedade, gerido pela Agência Nacional Erasmus+, Juventude em Ação.

Trata-se de um selo que certifica que a entidade que o ostenta é capaz de assegurar as condições necessárias para que os jovens possam participar em atividades de solidariedade (de voluntariado, estágios e/ou emprego), em cumprimento com os princípios e objetivos do Corpo Europeu de Solidariedade.

A poiarense Carolina Martins participou nesta conferência, que teve lugar em Istambul (Turquia), juntamente com outros 80 participantes vindos de vários pontos da Europa e da Ásia, o que lhe permitiu adquirir mais experiência e conhecimento, bem como a oportunidade de criar uma maior rede de contactos por todo o mundo.

“Senti que saí uma pessoa renovada e com mais experiência profissional para aplicar na minha comunidade escolar. Conheci, ainda, pessoas fantásticas que desenvolvem um trabalho realmente surpreendente e com impacto no mundo, o que me fez acreditar que eu posso também ser uma dessas pessoas”, afirmou.

Refira-se que esta iniciativa teve o apoio do programa Erasmus+ e teve como principal objetivo apoiar a colaboração e o intercâmbio entre profissionais de diferentes setores, a fim de criar melhores oportunidades para os jovens em situação de NEET.