CentroTV

Município Coimbra requalifica caminhos pedonais nos Lóios e ruas Bernardim Ribeiro e Bernardo de Albuquerque

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra consignou, ontem, a empreitada de requalificação de caminhos pedonais nos Lóios e nas ruas Bernardim Ribeiro e Bernardo de Albuquerque. A obra fica entregue à empresa Engiperfil, Lda., que venceu o concurso público, e representa um investimento de quase 300 mil euros.

“Vai avançar a obra do lote 1 da ampla empreitada de requalificação de caminhos pedonais de Celas à Arregaça que representa um investimento global de 2,5 milhões de euros e que a autarquia já deu início em maio, com uma ampla operação de melhoria dos caminhos pedonais desde a avenida Dr. Dias da Silva até à rua do Brasil, integrada no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Coimbra”, afirma a autarquia em nota de imprensa.

Esta intervenção, “aprovada em maio pelo executivo municipal, representa um investimento de 295.171,51 euros (IVA incluído) e visa a construção e remodelação de passeios na rua Bernardim Ribeiro e a requalificação da ladeira dos Lóios, que inclui o caminho e as escadas dos Lóios. Este percurso pedonal integra a ligação entre a zona da Cumeada e a zona do Calhabé, onde se situa um importante polo educativo e uma zona desportiva e comercial, e que é, por isso, muito frequentada. A empreitada inclui ainda, na zona de Celas, uma intervenção na rua Bernardo de Albuquerque, para alargamento de passeios e priorização da circulação pedonal”.

A CM Coimbra prossegue com a “requalificação de passeios por todo o concelho. Já no início do mês de maio, a autarquia avançou com uma ampla operação de melhoria dos caminhos pedonais desde a rua Miguel Torga até à rua do Brasil (correspondentes aos lotes 2, 3 e 4). Um investimento de cerca de 1,5 milhões de euros, que visa essencialmente aumentar a segurança e o conforto na mobilidade pedonal, eliminar barreiras a pessoas com mobilidade reduzida, criar novos espaços verdes para lazer e convívio, com instalação de mesas, cadeiras e equipamentos de ginástica e de manutenção, reforçar a iluminação pública e a plantação de árvores”.

Já relativamente ao lote 5, o “concurso público já foi concluído e adjudicado em dezembro, aguardando agora o visto prévio do Tribunal de Contas. A obra será realizada pela empresa Civibéria – Obras Civis, SA., que venceu o concurso público, pelo valor de 834.008 euros (IVA incluído)”. A intervenção prevê a “requalificação urbana da zona de ligação da rua dos Combatentes com a rua do Brasil e espaços envolventes. Tem como objetivo revitalizar o coração da cidade, bem como qualificar o transporte público e o ambiente urbano. A ação passa pela ampliação do espaço público, privilegiando a circulação pedonal e promovendo o recreio e o lazer, a inclusão, a sustentabilidade ambiental e a reformulação da rede viária. Pretende-se, assim, contribuir para um centro urbano mais coeso, qualificado e atrativo para o peão”, anuncia a câmara.

“Recorde-se que no âmbito destas empreitadas a CM Coimbra vai plantar 160 novas árvores, o que equivale a sete novas espécies por cada uma que terá de ser removida por razões de segurança ou fitossanitárias”, conclui.