O Município da Figueira da Foz e Flagrantetítulo – Associação Cultura, enquanto parceiros ativos do programa educativo do Ministério do Mar “Escola Azul” (implementado no concelho da Figueira desde 2019, em 4 estabelecimentos de ensino: EB1 das Abadias, EB1das Regalheiras, EB1 do Paião e Casa da Criança S. Julião) associam-se, uma vez mais, para promover a literacia sobre os oceanos.
Assim, dia 11 de maio, realiza-se no Grupo Caras Direitas, em Buarcos, a partir das 16h30 uma sessão da oficina didática de tipo formativo de curta “Pedagogia poética e escritas do Mar“, dinamizada pelo escritor José António Gomes.
A sessão é gratuita, dirigida a educadores de infância e docentes do 1º e 2º ciclos (Português), tem a duração de 3h e como ponto de partida o livro “Poucas letras, tanto mar”, da autoria de João Pedro Mésseder, com ilustrações de Ana Biscaia.
As inscrições são limitadas a 25 pessoas e podem ser realizadas até dia 07de maio, através de correio eletrónico: servico.educativo@cm-figfoz.pt / flagrantetitulo@gmail.com
A sessão tem como objetivos: Reconhecer o Mar como tópico ou motivo de forte presença na escrita literária de todos os tempos (na lírica, na narrativa, no drama e na arte em geral); Construir um corpus de textos de referências no domínio das escritas do mar, enquanto recurso estético-pedagógico para públicos de diferentes idades. Compor pequenos textos de tema ou motivo marinho, recorrendo a técnicas e estruturas específicas (tipologias; composição de cariz aliterante e assonântico, caligrama e outro tipo de poemas visuais “enigmas“ e gregueria, haiku, jogo metafórico, quadro ao jeito do cancioneiro, etc); Reconhecer potencialidades pedagógico-didáticas nas técnicas apresentadas.
José António Gomes, assina grande parte das suas obras com o nome literário João Pedro Mésseder. Professor Coordenador da Escola Superior de Educação do Porto) é autor de cerca de três dezenas de volumes de literatura para a infância e de vários títulos de poesia e textos afins, alguns deles traduzidos para o galego e o espanhol. Doutorado em Literatura Portuguesa pela Univ. Nova de Lisboa, tem organizado antologias, designadamente para crianças e jovens, e assinado com o seu nome próprio livros e ensaios críticos sobre literatura infanto-juvenil e literatura portuguesa, além de dirigir a revista Malasartes – Cadernos de Literatura para a Infância e a Juventude. Coordena a coleção Oficina dos Sonhos da Porto Editora.