CentroTV

Município da Figueira da Foz realiza inventário do património azulejar do concelho

O Município da Figueira da Foz encontra-se a desenvolver, desde 2008, um trabalho de inventário do património azulejar de todo o concelho.

O primeiro inventário teve como foco o património azulejar Arte Nova, tendo sido identificados cerca de 250 registos. O mesmo ficará disponível a todos e será publicado numa edição em fascículos temáticos, estando previsto que o primeiro seja dedicado aos Registos, normalmente painéis de azulejo, de pequena dimensão, regra geral hagiográficos, representando os santos de maior devoção ou com o qual se partilha o nome, ou ainda com outras representações figurativas ou simbólicas, colocados nas fachadas, como forma de proteção, devoção ou com outra simbologia mais individual e que fazem parte de uma identidade local muito forte.

Atualmente os elementos técnicos da Equipa do Património Cultural encontram-se a efetuar, no terreno, o levantamento de todos os exemplares azulejares considerados com valor patrimonial que se encontram in situ. “Está a ser efetuado o reconhecimento e o registo fotográfico do património azulejar que se encontra em revestimentos integrais ou pontuais de fachadas, em apontamentos decorativos, muros , fontes ou fontanários ou alminhas, em registos hagiográficos, figurativos, publicitários ou toponímicos, entre outros”, afirma a autarquia.