CentroTV

Município da Lousã aprova apoios à apicultura

O Executivo Municipal aprovou, hoje, por unanimidade duas formas de apoio à apicultura no Concelho (apoio para a certificação de mel e para a compra de alimentos para as abelhas).

“Um dos apoios, contempla a atribuição do equivalente a 50% da despesa do processo de certificação, até ao valor de 50€ por apicultor, exclusivo aos apicultores do Concelho da Lousã e sócios da Cooperativa Lousãmel que procedam à certificação”, adianta o Município em nota de imprensa à CentroTV.

“A certificação é fruto de um trabalho desenvolvido, tendo como objetivo uma maior qualidade para o consumidor final e que estimula a adoção de boas práticas no maneio das colmeias e das abelhas”, acrescenta.

Num ano especialmente difícil para esta atividade e a exemplo de anos anteriores, o Executivo Municipal aprovou, também a atribuição de um valor de 2 500€ à Cooperativa Lousãmel para aquisição e distribuição de alimentos para as abelhas.

Segundo o Presidente da Câmara Municipal, Luís Antunes, “Estas medidas têm como objetivo um apoio mais direto e efetivo à atividade apícola (uma atividade importante no Concelho nomeadamente para a dinamização da economia local) e à valorização de um produto de excelência do território, o Mel DOP Serra da Lousã”.