CentroTV

Município da Lousã assina protocolo de cooperação com AICEP

A Câmara Municipal da Lousã e a AESL – Associação Empresarial Serra da Lousã, vão assinar um protocolo de cooperação com a AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal.

O protocolo, que foi aprovado por unanimidade em dezembro, será assinado a curto prazo e tem como objetivo desenvolver estratégias de internacionalização das empresas sediadas no Concelho e criar condições favoráveis à captação de investimento.

As três entidades envolvidas entendem que a Lousã tem condições para se afirmar como um território recetor de investimento direto, sendo reconhecida por possuir um tecido empresarial e industrial consolidado que, apesar das adversidades, continua a registar interessantes indicadores de dinamismo e sustentação, com níveis de empregabilidade relevantes e com uma capacidade de exportação cada vez mais afirmada.

Do presente protocolo, que surge do empenho da Autarquia em promover iniciativas de apoio às empresas, nomeadamente nas ações de crescimento, tem ainda como objetivo a partilha de informações entre as entidades envolvidas.

Com a formalização deste acordo, todas as empresas da Lousã e a própria AESL – Associação Empresarial Serra da Lousã passam a poder usufruir da rede de gestores de clientes, das lojas da exportação e da sua rede comercial externa, que, em articulação com a rede diplomática e consular assegura presença nos mercados externos e presta serviços de suporte e aconselhamento sobre a melhor forma de abordar os diferentes mercados, identificando oportunidades de negócios internacionais e acompanhamento e desenvolvimento de processos de internacionalização.

Para o presidente da Câmara, Luís Antunes, “este protocolo resulta de várias reuniões realizadas com o AICEP e insere-se na estratégia de apoio ao tecido empresarial e desenvolvimento económico do Concelho.”