CentroTV

Município da Lousã desenvolve projeto nas aldeias da serra

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

O Município da Lousã tem em curso diversas ações no âmbito do Projeto “Condomínio de Aldeias – Programa de Apoio às Aldeias Localizadas em Território de Floresta”, em diversas aldeias da Serra da Lousã, anuncia.

Este projeto, que “significa um investimento de 49 971,58 euros, financiado pelo Fundo Ambiental, terá execução física nas Aldeias do Vaqueirinho, Talasnal, Catarredor e Casal Novo”, refere a autarquia em comunicado.

Na aldeia do Vaqueirinho, será “implementada uma faixa de 100 metros em torno da Aldeia, através da gestão de combustíveis. Já nas aldeias do Talasnal e Catarredor, serão intervencionados muros, tendo como objetivo a estabilização de socalcos, sendo que no acesso ao Talasnal está, também, em curso uma ação de controlo de espécies invasoras, estando prevista a plantação de cerca de 300 castanheiros”.

Serão também efetuados “trabalhos em sistemas de drenagem e pontos de água no Talasnal e Casal Novo, com intervenções nos tanques existentes”.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

O “Condomínio de Aldeia” apresenta-se, “assim, como um projeto piloto, num programa de proteção aos aglomerados localizadas na interface urbano-florestal, através de ações de gestão, ordenamento e reconversão florestal para outros usos, de modo a maximizar a resiliência da população e a eficácia e eficiência da ação concertada, quer para a defesa contra incêndios rurais, quer para a proteção de pessoas e bens”, sublinha a edilidade.

No âmbito do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI), serão “promovidos brevemente diversos trabalhos de implementação/renovação das faixas de gestão de combustível no espaço florestal do Concelho, nomeadamente na Serra da Lousã”.