CentroTV

Município da Lousã suspende Orçamento Participativo deste ano

O Município da Lousã suspendeu o Orçamento Participativo deste ano

“A exemplo do que já aconteceu com outras iniciativas canceladas, verba será canalizada para o combate à pandemia”, adianta a autarquia em comunicado.

No seguimento de outras decisões similares, o executivo municipal aprovou, ontem, por unanimidade a suspensão da edição deste ano do Orçamento Participativo (OP), “uma iniciativa que se tem revelado como uma importante ferramenta de participação dos cidadãos na gestão do Município”.

De referir que o valor que estava previsto para o “Orçamento Participativo – 70 000 euros – a exemplo do que já aconteceu com o orçamento previsto para a Feira Anual de São João e para a classificativa do Rally de Portugal, será investido nas diversas necessidades para o combate à pandemia e aos efeitos diretos e indiretos da mesma na comunidade”.

Neste âmbito, “importa referir que, só nas medidas de apoio já implementadas, nomeadamente nos apoios sociais diretos, apoio a Instituições, aquisição de equipamentos de proteção individual e cedências de equipamentos, foi já efetuado, por parte da Autarquia, um investimento de mais de 160 000 euros, valor que já ultrapassa o investimento previsto para os eventos já cancelados (Rally e Feira Anual de São João)”.

Segundo o presidente da Câmara Municipal da Lousã, Luís Antunes, “esta é uma medida que se vem juntar a outras que tiveram que ser já assumidas. O Orçamento Participativo – cujo regulamento estava a ser alvo de uma atualização para potenciar a participação mais substantiva dos Munícipes – será retomado logo que seja possível”.

No que respeita ao projeto vencedor do ano de 2019 – Aqua Lousã – que se “encontrava a ser analisado e redefinido devido à destruição causada pelas intempéries do passado mês de dezembro no local para onde este projeto está previsto – Praia Fluvial da Sra. da Graça – a sua implementação será iniciada logo que a intervenção geral necessária neste local tenha inicio”.

Nesta fase, o Município da Lousã “reforça o apelo a toda a população para que adote comportamentos responsáveis e cumpra as recomendações das autoridades”.