CentroTV

Município da Nazaré apresentou Plano de Contingência para dias de ondas grandes à Autoridade de Saúde Nacional

O presidente da Câmara da Nazaré, Walter Chicharro, reuniu, com a Direção-Geral de Saúde por causa da Praia do Norte, que está interdita à prática de free surf e tow-in surfing desde o último grande swell da temporada, nos dias 28 e 29 de outubro, adianta a autarquia.

“Foi uma reunião bastante proveitosa, onde foi deixada clara a premissa do município de que é necessário conciliar a salvaguarda dos surfistas, da população e da economia local e regional”, refere Walter Chicharro.

A ocasião serviu, ainda, para a autarquia “apresentar o seu Plano de Contingência para dias de vagas gigantes, elaborado com a colaboração das forças de segurança e socorro do concelho, no âmbito do qual se condicionarão “os acessos às zonas de assistência – praia, estrada do farol, etc. – restringindo o acesso a um máximo de duas mil e quinhentas pessoas, que ficarão distribuídas pela zona do farol, da encosta e no areal da própria praia.”

“Este plano, se aprovado, aplicar-se-á apenas aos dias de ondas gigantes, que são aqueles que mais atenção concentram por parte do público em geral e que são os que promovem ajuntamentos de público”, explica Walter Chicharro.

Durante a reunião, o autarca reiterou a importância das ondas e da atividade do surf na Praia do Norte para a economia.

“São um ativo nacional, que não deve ser colocado em causa”, diz o autarca, reforçando que estas são também “uma importante fonte de rendimento de muitos profissionais, sobretudo para os atletas, cujo rendimento depende de surfar”.

A entidade de saúde impôs a interdição ao free surf e tow-in surfing na Praia do Norte como medida preventiva, com o intuito de evitar a formação de multidões em tempo em período de pandemia do Covid-19.