CentroTV

Município de Anadia aprova Plano de Ação para a Energia Sustentável

A Câmara Municipal de Anadia aprovou, na sua última reunião de executivo, no passado dia 12 de abril, o Plano de Ação para a Energia Sustentável e o Clima (PAESC).

O executivo propôs ainda submeter a aprovação da Assembleia Municipal dar continuidade ao processo de programação e implementação de um programa de projetos de redução de fatura energética municipal a desenvolver para a implementação do Plano de Ação para a Energia Sustentável e o Clima, dar continuidade ao processo de programação e implementação de ações que visam a adaptação ou mitigação dos efeitos das alterações climáticas e dinamizar uma agenda para a sustentabilidade energética e climática aberta à participação dos cidadãos e das empresas que resulte em um contributo significativo para a implementação das medidas previstas no PAESC.

“O PAESC é um instrumento fundamental na conceção, implementação e monitorização das medidas orientadas para o cumprimento das metas do Pacto dos Autarcas”, realça o município.

No quadro da conceção das medidas, o Plano fornece, através da matriz energética, informação precisa sobre a distribuição setorial dos consumos energéticos e dos respetivos vetores energéticos. Ao longo da implementação de medidas de melhoria da eficiência do consumo energético ou de integração de renovação, a matriz fornece indicações sobre o sucesso da sua implementação ou sobre eventuais desvios e correções.

O PAESC fornece, também a análise climática, através da apresentação da contextualização climática do município e apresentação de resultados referentes a medidas de adaptação a implementar.

“Através deste Plano é possível antever o progresso do balanço energético e do contexto climático do município, e antecipar tanto a concretização das metas como a eventual necessidade de aprofundamento de medidas”, sublinha a autarquia.