CentroTV

Município de Aveiro reduziu 50 por cento a tarifa de resíduos urbanos em 7 anos

Em 2020 a Câmara de Aveiro foi distinguida pela ERSAR – Entidade Reguladora do Serviço de Águas e Resíduos, com o Prémio de Excelência do Serviço de Gestão de Resíduos Urbanos (ao consumidor), referente à avaliação do serviço no ano de 2019.

Um prémio atribuído apenas que distinguiu a Câmara de Aveiro como a melhor entidade na gestão de resíduos urbanos, entre as mais de 200 entidades gestoras existentes a nível nacional.

O Município de Aveiro informa que aquando da formulação das tarifas de resíduos para 2019, a Câmara
reduziu o valor das tarifas em 15% face ao ano 2018. “O ano 2019 foi economicamente um ano positivo para o Município de Aveiro, resultando num número de utilizadores e de volume de consumo de água real superior ao previsto, o que fez aumentar substancialmente o valor recebido das Tarifas de Resíduos Urbanos”, salienta a autarquia.

É possível verificar no relatório da ERSAR que no que diz respeito ao valor dos encargos anuais suportados por um agregado familiar pelo serviço de gestão de resíduos urbanos relativo ao consumo de 120 m 3 de água na área de intervenção da entidade gestora em baixa, Aveiro ocupa a 81ª posição a nível nacional.

No final do ano de 2020, a Câmara de Aveiro decidiu reduzir novamente em 15% o valor das tarifas de resíduos, concretizando-se assim um acumulado de redução de quase 50% desde 2014, no âmbito da política de redução de custos para a autarquia e para os cidadãos.